Notícias

Receita para um natal animado, à mesa!


Aproxima-se o Natal, momento de reencontro da família, do convívio, de gastronomia também e de alguns exageros nutricionais. Neste ano atípico, de confinamento, muitos de nós não irão viajar para os lugares habituais nesta quadra, o que, não retira a importância do momento ou a oportunidade de fazermos os mesmos almoços e jantares bem recheados de iguarias como o Bacalhau da Consoada, as Filhoses, o Arroz Doce, entre muitos outros.

É normal que ocorram alguns exageros alimentares e consequentemente nutricionais, levando a algum mau estar gástrico e o normal aumento de peso quando ingerimos muito mais calorias do que aquelas que necessitamos.

Deixo algumas  dicas para melhor passar esta quadra no que diz respeito à alimentação e nutrição: comece as refeições com uma sopa; inclua sempre verduras nas refeições principais; faça uma travessa de salada colorida e coloque sobre a mesa; faça uma salada de frutas frescas; beba muita água (um jarro bonito de água com ervas aromáticas no meio da mesa durante a refeição ajuda); faça caminhadas em família ou não descure a prática de exercício físico; não fique longas horas sentado à mesa ou no sofá; prefira os produtos locais e nacionais quando fizer as suas compras de Natal; na hora dos doces dê preferência aos frutos secos e não retire uma dose de todos, antes uma pequena colher; não exagere no consumo de álcool, faça cozinhados simples e prefira os produtos da época.

Bacalhau da Família

  1. Postas de bacalhau demolhado;
  2. Ervas e especiarias: sal, salsa, coentros, louro, tomilho, manjericão, sementes de coentros, pimenta preta, pimenta rosa, cravinho, noz moscada, canela hortelã, alho francês laminado finamente, fatias de presunto; 
  3. Couves de corte cortadas e prontas a cozer; 
  4. Batata e cenoura prontas a cozer; 
  5. Azeite ainda fresco do lagar, vinagre de vinho tinto; 
  6. Folhas de papel alumínio e cordel de cozinha ou mesmo ráfia; 
  7. Bloco de notas e caneta. 

Preparação: Comece por preparar todos os ingredientes e coloque sobre uma bancada na cozinha. Chame todos os seus convidados com uma hora de antecedência.

Lance o desafio: cada um escolhe um familiar ou amigo para quem vai temperar a posta de bacalhau com os ingredientes disponíveis e escrever uma mensagem. Depois, cada um tempera a posta de bacalhau do seu par dentro de uma folha de alumínio, fecha e coloca no entremeio da folha de alumínio uma mensagem para o seu par, ata com a guita de cozinha ou ráfia e coloca um sinal de forma a saber para quem é. Reserve o bacalhau. Aqueça a água para cozer as couves, a batata e a cenoura. Aqueça o forno a 190º. Coza as verduras e coloque o bacalhau num tabuleiro ou grelha do forno por cerca de 20 minutos. Leve tudo para a mesa de Natal, cada um retira o seu bacalhau e lê em voz alta a mensagem que lhe foi endereçada. Pode sempre substituir a batata comum por batata doce, ou a couve por nabiças ou grelos. Divirtam-se em família, que o Natal é alegria!

Bons cozinhados, e Feliz Natal!


Rui Lopes

Voluntário da ATLAS, nutricionista e Chef.

Coloque um comentário

Close Bitnami banner
Bitnami